quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Família, uma luz para a vida em sociedade

Durante o mês de agosto, mês vocacional, no Brasil, a Igreja celebra também a Semana Nacional da Família. Embora o tempo todo seja tempo de família, esta semana, de 13 a 20 deste mês (agosto) é um tempo oportuno e privilegiado de se rezar com e pela família.

Como eu gostaria que todas as famílias se reunissem nesta semana para rezar a partir de nosso subsídio, Hora da Família, que está cada vez melhor, este ano, trazendo o tema: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Traz de uma forma orante e criativa, sete encontros com assuntos de grande relevância para vida cristã em família, como: a família, o perfil da Igreja, o perdão, a misericórdia e a reconciliação na família e o serviço cristão no mundo. Uma família que realiza estes encontros com certeza sairá fortalecida espiritual, e humanamente falando.

O nosso querido papa Francisco, ao publicar em abril deste ano a Exortação Apostólica, Amoris Laetitia – Sobre o Amor na Família, nos diz que o Evangelho da Família deveria ser a melhor e mais alegre notícia a ser difundida no mundo de hoje. O papa já estabeleceu como tema do próximo Encontro Mundial das famílias, a acontecer em agosto de 2018, na Irlanda, “O Evangelho da Família, Alegria para o mundo”. Este tema da alegria é recorrente nos lábio do Papa Francisco e deve ser também nos lábios e na vida das famílias.

A Alegria do Amor, proposta pelo papa, em Evangelium Gaudium, é um remédio eficaz para as Famílias e para o mundo acostumado a associar Família com “problemas”, “crises”, conflitos”, “traição” e “abandono”. Famílias não são problemas, disse o Papa, em sua viagem a Cuba (set/2015). São a melhor herança que podemos deixar ao mundo!”.

Família, uma luz para a vida em sociedade é a certeza que queremos proclamar nesta Semana da Família. Desejamos que as famílias se encontrem e cresçam em harmonia e na disposição para servir melhor a Deus, entre si e ao próximo, sendo luz para a sociedade. Que se tornem sempre mais fontes de reconciliação e libertação do pecado, promovendo misericórdia e comunhão mesmo na diversidade de suas realidades, lembrando-se que são sempre famílias. Família é dom de Deus para o bem das pessoas e da sociedade.

Seja a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, nossa inspiração e modelo a ser seguido. Desejo a todos(as) uma abençoada Semana da Família. “Para que todos tenham vida”.

+ Juarez Sousa da Silva – bispo diocesano.

Via PasCom - Diocese de Parnaíba

Reações: 
Share This

0 comentários: