sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Congregação das irmãs Catequistas Franciscanas 100 anos de história! 1915 - 2015

A congregação das  irmãs Catequistas Franciscanas nasceu como resposta ao apelo de Deus, manifestado na necessidade de Educação e Catequese do povo camponês e imigrante das comunidades de Rodeio - SC.
As famílias, sentindo a falta de professores e catequistas para os seus filhos e filhas, foram conversar com o pároco Frei Polycarpo Schuhen. " Os pequeninos e as pequeninas pediam pão e não havia quem o repartisse". O pároco compartilhou a necessidade com o colega Frei Modestino Oechtering e, juntos, tiveram a ideia de lançar o convite ao grupo da terceira Ordem Franciscana Secular e à Pia União das filhas de Maria.
No mês de junho de 1914, um novo convite é lançado. Desta vez, Maria Avosani e Liduina Venturi, com entusiasmo e alegria, se dispuseram a assumir a escola de São Virgílio, Rodeio 50.
Em 1915, no dia 14 de janeiro, Frei Polycarpo, antes de apresentar as três jovens ao povo, chamou - as e perguntou: " Vocês prometem ficar ao menos um ano?" Maria adiantou-se e respondeu: " Um ano, não! Nós queremos ficar para sempre"!
A grande inspiração e novidade da época foi um grupo de mulheres assumir as escolas paroquiais.
Deste a origem, o projeto de vida das Irmãs Catequistas Franciscanas é seguir jesus Cristo, vivendo no meio do povo, inspiradas em Santa Clara e são Francisco de Assis.
Apartir do ano 2000 iniciou-se um trabalho de parceria com pessoas leigas, chamadas de Simpatizantes do Carisma. Estes grupos, presentes nas diferentes realidades onde estamos inseridas, aprofundam a espiritualidade Francisclariana, a historia e o Carisma da Congregação e participam de programações e projetos de nossa vida e missão.

Reações: 
Share This

0 comentários: