quinta-feira, 13 de março de 2014

CNBB cumprimenta papa Francisco pelo primeiro ano de pontificado

Em homenagem ao primeiro ano de pontificado do papa Francisco, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou hoje, 13, carta, na qual cumprimenta e agradece a “solicitude paternal e proximidade” do pontífice.

No texto, assinado pela presidência da Conferência, os bispos afirmam que, ao propor “caminhos para o povo de Deus”, o papa “deu uma grande contribuição a todas as Igrejas Particulares do mundo católico”.

Recordam, ainda, a visita de Francisco ao Brasil. “A Igreja, no Brasil, foi beneficiada, de modo privilegiado, com a visita de Vossa Santidade ao Santuário de Aparecida, como peregrino e devoto da Virgem Maria, e ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude”, lembram.

Segue, na íntegra, a carta ao papa Francisco.

Santo Padre Francisco,

O Conselho Permanente, em sua reunião ordinária, com alegria e gratidão a Deus, comemora o primeiro aniversário de sua Eleição e do início de seu Ministério Petrino como Bispo de Roma, no próximo dia 19, solenidade de São José.

Desde aquele primeiro “buona sera”, até hoje, um intenso caminho foi percorrido. O estilo pastoral com o qual Vossa Santidade exerce o Ministério, a linguagem humana no encontro com as pessoas, a profundidade espiritual das homilias, quase diárias, na Capela de Santa Marta, as reformas na cúria são alguns elementos, dentre muitos, que têm suscitado muita alegria e esperança na Igreja e em outros ambientes.

Na leitura dessa realidade, a imprensa vem falando de um “efeito Francisco”. Com a Encíclica Lumen Fidei e, de maneira especial, a Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, Vossa Santidade, propondo caminhos para o povo de Deus, deu uma grande contribuição a todas as Igrejas Particulares do mundo católico.

A Igreja, no Brasil, foi beneficiada, de modo privilegiado, com a visita de Vossa Santidade ao Santuário de Aparecida, como peregrino e devoto da Virgem Maria, e ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Respeitosamente o Conselho Permanente, em nome da Igreja no Brasil, cumprimenta Vossa Santidade e agradece sua solicitude paternal e proximidade. Conte com as orações de todos os fiéis e a comunhão afetiva e efetiva do episcopado brasileiro.

Pedindo sua Bênção Apostólica, para todo o povo brasileiro, com afeto filial,

Raymundo Cardeal Damasceno Assis,
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís (MA) e Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB

Via CNBB

Reações: 
Share This

0 comentários: