quarta-feira, 24 de julho de 2013

CATEQUESE JMJ (1): “Os jovens devem revigorar a esperança!”

Catequese é o nome dado aos encontros entre bispos e os jovens para uma meditação especial sobre o tema da Jornada Mundial. Nesta quarta-feira, 24 de julho, tiveram inícios as catequeses no Rio. Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA), foi o catequista de uma multidão de jovens que se reuniu num dos pavilhões do Rio Centro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“Os jovens devem revigorar, pela força de Deus, a esperança num mundo novo e diferente marcado pelo amor de Cristo” essa foi a síntese que Sara Varella, de Fortaleza (CE), fez da catequese dada por dom Alberto num dos espaços da Cidade da Fé, evento promovido pela CNBB e realizado no Rio Centro, no bairro de Jacarepaguá.


 Sara e cerca de 50 outros jovens que participaram da catequese pertencem a entidade “Obra Lumen de evangelização”, fundada em 1989 e ligada à arquidiocese de Fortaleza. Segundo esses jovens que estiveram no encontro de catequese dessa manhã, os membros da “Obra Lumen”, buscam ser “autênticos discípulos da luz e missionários inovadores, promotores de uma revolução do amor, especialmente entre os jovens e os mais necessitados, dando sinais claros da presença de Jesus no cotidiano da vida”.

Os jovens que participaram da catequese no Rio Centro também distribuíram material no qual afirmam que é preciso “ser feliz, fazendo o outro feliz”. Nesse material, destacam que “só pode ser feliz quem é capaz de proporcionar a felicidade aos seus semelhantes”. E acrescentam: “muitas vezes, um gesto simples de solidariedade, o ato de escutar, um sorriso, uma pequena ajuda, pode se transformar em felicidade para quem recebe e, mais ainda, para quem pratica este gesto”.

Dom Alberto terminou sua catequese exortando os jovens citando uma fala do Papa Paulo VI no encerramento do Concílio Vaticano II: “A vós jovens de todo mundo, é entregue o facho que receberam das mãos dos antepassados para viver no mundo o momento das mais gigantescas transformações da sua história. Sois vós que recolhendo o melhor do exemplo do ensinamento dos antepassados podereis constituir a sociedade. Vocês se salvarão ou se perderão?”. E prosseguiu convidando os jovens a construírem com entusiasmo um mundo melhor.Após a catequese, dom Alberto Taveira presidiu a Santa Missa, que contou com a presença de vários padres e religiosos, e juntamente com muitos jovens. A animação musical da catequese e da santa missa ficou sob a responsabilidade da Banda CAJU (Casa da Juventude Comunidade Católica).

Fonte: CNBB

Reações: 
Share This

0 comentários: