terça-feira, 2 de abril de 2013

Histórico do Missionário Raimundo Rego

Homem tímido, defensor do Meio Ambiente, formador de opinião, simples, sensível, mas de muita coragem, estou falando de Raimundo nonato da silva rego, mas conhecido de Raimundo rego , filho de agricultores da comunidade pé da ladeira, casado com Raimunda rocha, tem uma filha chamada de Débora, mora no Pé da Ladeira. Apesar de ser ainda muito jovem tem uma visão de futuro brilhante, Desde sedo aprendeu com os Pais a trabalhar de roça, mas ao mesmo tempo também aprendeu fazer reflexão dos direitos e deveres de cada cidadão. Sempre procurou estar presente nos movimentos populares da igreja católica, e ainda, sempre que pode participa das missas, encontros de formação, e dos cultos dominicais. Com isso aprendeu a pregar a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. E, depois entendeu que tinha que fazer valer os direitos do seu povo, principalmente da classe menos favorecida. É um jovem simples e humilde, mas que doa parte de sua vida para fazer com que as pessoas entendam a importância de se participar dos movimentos sociais. Raimundo enfrentou todas as dificuldades para concluir os estudos, começou estudando no colégio do mundo novo, depois teve que terminar de concluir o fundamental no povoado Vassouras e por último concluiu o ensino médio na primeira sala , que foi inaugurada no povoado Lagoa Seca;ou seja: ajudou a inaugurar a primeira turma do ensino médio que veio para o município de Esperantina,Anexo do José nogueira de Aguiar.
Homem da roça, Cristão Comprometido, lutador incansável, ajudou a fundar a sua comunidade e a associação Comunitária da localidade Patis e Pé da Ladeira, é sócio da ONG CAJUI, a sede fica em Parnaíba, é reconhecida em toda a região norte do Piauí, já realizou dois Seminário a nível de Piauí, inclusive um deles foi realizado na cidade de Esperantina no período de 16 a 18 de agosto de 2012. ( A entidade CAJUI é formada por alunos da Faculdade de Agronomia e Produtores Agrícola da cidade de Parnaíba). Raimundo tem a formação de Missionário, já foi Presidente da Associação daquela comunidade e atualmente é o vice Presidente. Já Participou de Vários Seminários em outros Estados, vive fazendo intercâmbios com outros Estados, tudo isso para adquirir mais conhecimentos com relação a agro ecologia. Participou do Encontro Nacional de Fé e Religião, evento realizado em São Roque, São Paulo. Participou de inúmeras palestras, congressos, seminários, todas voltadas para: AGROECOLOGIA, MEIO AMBINETE, RELIGIÃO e entre outras... E além de tudo, é o maior CONTRIBUITE daquela Comunidade. Raimundo tem uma Preocupação muito grande em relação ao Meio Ambiente e desde Maio de 2007 que cultiva a cultura da agro ecologia, tem um pequeno cercado que tira o sustento do dia a dia, tem uma renda de R$ 270 mensal, essa renda é gerada da forma mais saudável para o MEIO AMBIENTE. É o cultivo que não precisa fazer as queimadas, termo que chamamos de ROÇA ORGÂNICA, essa cultura como já é bastante conhecido, fez com que todos os dias pesquisadores de toda a região, procurem para obter mais orientações .
Recentemente, articulou, mobilizou e realizou através da Associação Comunitária uma audiência Pública com o Prefeito Lourival,Promotor de Justiça, secretário de Educação e entre outras autoridades... Evento que teve toda a contribuição do ex Vereador Paulo Brasil e de sua esposa Evenlly Sara que conduziram os trabalhos da audiência até o final. É importante destacar que esta é a primeira audiência Pública realizada em uma comunidade de Esperantina, a qual se tratava de Água, Estradas, educação e Transporte Escolar.

‘’O interessante dessa história, é que próximo do Pé da Ladeira, existiu outro Raimundo que tinha o mesmo ideais. O saudoso Raimundo Lira morava em Jacaré da Vermelha. 
www.chicomuseu.com
Por chico Museu




Reações: 
Share This

0 comentários: