terça-feira, 26 de março de 2013

DADOS IMPORTANTES SOBRE A HISTORIA DA IGREJA CATÓLICA DE ESPERANTINA


Festas Religiosa

De 29/08/ a 08/09 é realizado a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Boa Esperança e de 10/01 a 20/01 e Festejado o Padroeiro São Sebastião. A paróquia da Nossa Senhora da Boa Esperança foi instalada no dia 08 de fevereiro de 1948 por D. Felipe Benício Candurú Pacheco. Seu primeiro Vigário residente foi o Padre Joaquim Sabino Dantas, seguido pelos vigários: Padre Jonas Pinto, Padre Raul Formigas, Padre Oséas Lopes Mesquita, padre João de Aragão Coutinho e novamente por Joaquim Sabino Dantas, que por motivo de saúde deixou a Paróquia no ano de 1978, sucedendo-o Padre Ladislau João da Silva.

 IGREJA MATRIZ

 No ano de 1843, Francisco Xavier Moreira de Carvalho deu inicio a construção de uma capela que só em 1847 foi concluída por seu filho Domingos Moreira de Carvalho. No ano de 1908 a capela foi totalmente demolida e em seu lugar foi construída a atual Igreja Matriz que tem 594 metros quadrados construído internamente. Cuja benção somente aconteceu no dia 10 de Junho de 1904 POR D. Joaquim Antonio Almeida, D. Joaquim foi o primeiro Bispo do Estado do Piauí.

Caminhada Pastoral

Foi a partir dos documentos de Medellín e Puebla – 68 e 79, que a Pastoral desta comunidade OPTOU preferencialmente pelos Pobres e pelos os Jovens. Acreditando nos pobres das CEB´S (Comunidade Eclesiais de Base) e na força dos Jovens foi possível aos poucos buscar caminhos de Libertação neste Chão marcado pela desigualdade social. Foi o Padre Ladislau que abriu as portas da igreja, dando a oportunidades a dezenas de pessoas que juntas fortaleceram as comunidades, surgindo assim os movimentos Populares. Não foi nada fácil para a igreja, mas para o Padre Lasdilau consegui vencer e entre as Lutas e Derrotas, mesmo assim é preciso LUTAR.

Acontecimentos Marcantes de 1978 a 1994

Celebração e avaliação dos 10 e 15 anos de Caminhada Pastoral e Popular em Esperantina; A chegada da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas em 26 de março de 1993. A organização, instalação e funcionamento da Farmácia Caseira A implantação da Pastoral da Criança Acompanhamento e formação de Projetos alternativos de produção em comunidades do interior e cidade. A caminhada de Organização e fortalecimento das CEB´s, Zona rural e Cidade Fundação de Associação de Moradores Formação Bíblica na Linha do CEBI Moradia para 25 famílias na Vila da Solidariedade, vitimas das enchentes , ( trabalho feito em mutirão pelas famílias com acompanhamento da Pastoral). Realização da semana Missionária de visita pastoral com o tema ‘’ ESTOU A PORTA E BATO ‘’ (Ap. 3,20), de 08 a 14 de Novembro de 1993. Realização do mês de Nazaré, em Esperantina – irmãozinhos de Charles de Foucauld – Janeiro de 1986. Entre outros...

Fonte:http://www.chicomuseu.com/2013/03/dados-impotantes-sobre-historia-da.html

Reações: 
Share This

0 comentários: