quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CARTA PASTORAL DO BISPO DE PARNAIBA A TODA COMUNIDADE

Saúdo todos os irmãos que fazem parte do povo de Deus nesta diocese de Parnaíba,  saúdo de modo especial aos catequistas, aos consagradas e os sacerdotes que fazem parte de nosso presbítero.

Na quarta feira de cinzas iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a grande semana na qual celebramos os mistérios da nossa salvação, por isso chamamos de Semana Santa. Para os cristãos que tem fé o tempo da Quaresma é um tempo de penitência. O apóstolo Paulo na sua carta aos Romanos fala: "Não vos conformeis com este mundo, mas tranformais-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito." Rom 12/2. Como seria bom se cada Semana deste tempo procurássemos reservar um tempo para um diálogo familiar,  nem que se desligue um pouco a TV com as novelas. Será que conhecer mais a vida dos nossos familiares e nos colocar mais perto deles não é mais importante do que assistir um problema que está acontecendo numa novela?

Na quaresma iniciamos mais uma vez a Campanha da fraternidade que este ano tem como tema: Fraternidade e juventude. A nossa querida juventude representa uma grande preciosidade para a sociedade e assim também para nossa igreja. “esta Campanha da Fraternidade quer motivar,  todas as comunidades eclesiais e na sociedade, a conversão necessária para o convencimento  da urgência de se criar espaços de cultivo de subjetividades juvenis que escapem ao individualismo e descubram na vivência comunitária o germe do mundo novo, pautando na lei do amor" ( texto Base CF 223).

Os jovens são diferentes. Assim como nós adultos, é um direito que eles tem e que precisamos sempre de novo reconhecer. Mas a juventude é apenas uma passagem da vida onde se devem firmar os alicerces. “O modo de viver e de comunicar dos jovens desafia os paradigmas atuais da comunicação em nossos  ambientes eclesiais, apresenta novas questões que precisam se mais aprofundadas e abrem novos questionamentos". Os jovens estão buscando nos adultos modelos para suas vidas. Vamos apoiar os jovens para que pelo testemunho da vivência da nossa fé eles possam erguer a vista para os seus pais e os membros das nossas comunidades eclesiais.

É louvável ver que em muitas paróquias os jovens estão se organizando para participar na grande JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - JMJ. Nesta jornada internacional os jovens do mundo inteiro vão se encontrar com o Santo padre o para Bento XVI.

Ocasião única que temos este ano na cidade de Rio de Janeiro nos dias 23 até 28 de julho deste ano. Antes vai acontecer em todas as paróquias uma pré missão junto com os jovens que vem de outros países  participar na nossa Diocese.

Assim esperamos que de todas as paróquias e áreas pastorais de nossa Diocese  tenhamos jovens que representem nossa igreja neste grande evento eclesial na cidade de Rio de Janeiro. Mas faço também um apelo a que todos que vão participar, que procurem depois nas mais diversas comunidades partilhar e dizer como os apóstolos em Jerusalém: " não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos". At 4/20.

Belíssimas celebrações aconteceram nas aberturas do ANO DA FÈ nas paróquias. Vamos fazer deste ano da Fé um intenso itinerário que ajude e renove a fé do nosso querido povo de deus. Recomendamos vivamente que solene renovação das promessas batismais na Vigília pascal, o piedoso exercício da celebração da via Sacra, não como teatro e espetáculo, mas como celebração da fé lembrando a continuação da via sacra nos dias de hoje.

Neste ANO DA FE vamos realizar uma grande romaria Diocesana para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima na cidade de São Benedito no Ceará. Deste já convido todas as paróquias para organizar com antecedência a sua participação através de caravanas nesta primeira Romaria Diocesana que vai acontecer no dia 13 de setembro de 2013 para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima na cidade De São Benedito - CE.

Assim faço votos este tempo da Quaresma se torne um tempo fecundo de renovação da nossa fé. os jovens se animem para participar em massa na grande JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE na cidade do Rio de janeiro. Na primeira Romaria Diocesana vamos juntos ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima renovar as nossas promessas batismais.

Assim invoco a bênção de Deus sobre todas as pessoas de fé e de boa vontade. Peço que esta nossa carta pastoral seja lida na estação das missas dominicais e por ocasião das celebrações nas comunidades. E também que a mesma seja depois registrada no livro tombo da paróquia.

Parnaíba, aos 02 de fevereiro de 2013
Alfredo Schaffer


Reações: 
Share This

0 comentários: