segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Biografia padre Ladislau João da Silva

Foto: Arquivos J. Batista Lustoza
-Filhos de lavradores, da comunidade Sossego, município de Lagoa de São Francisco-PI, nasceu no dia 27 de junho de 1948. É formado em Teologia e Filosofia. Filho de Maria da Silva Barros. (Em memória)

- Como jovem pobre lutou muito para concretizar seu ideal rumo ao sacerdócio ministerial.

- Em 1978 assume a Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança e desenvolve um grande trabalho de evangelização dentro da Paróquia, criou grupos de jovens, fundou a Rádio Esperantina FM, criou o Centro de Treinamento São Vicente, estabeleceu o intercambio entre Esperantina e Alemanha, entre outros. Em 2001 deixa a paróquia (23 anos de trabalho na comunidade Esperantinense).

- Foi assessor da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular). Acompanhou e estimulou Francisca Trindade na sua militância eclesial, nos movimentos populares e na vida política.

- Foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra do Piauí, onde fez parte da coordenação e se engajou no setor de combate ao trabalho escravo.

- Em 2002 foi candidato a deputado estadual, obtendo 12 mil votos, conquistou a 3ª suplência.

No ano de 2010 foi candidato a deputado estadual, obteve muitos votos, mas não foi eleito.

- Em março de 2003 assumiu a Superintendência Regional do INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária).

- Na sua gestão no INCRA, em 2005, o Piauí se destacou em 1º lugar no Brasil no avanço de reforma agrária. Foram resolvidos os conflitos agrários históricos do Piauí.

- Estimulou e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em Esperantina, tornando-se assim, o berço do PT no Piauí. Padre Ladislau foi para a cidade de Esperantina, um grande construtor da história política e cultural.

Texto: Uana Sara com modificações de João Batista 
1ª Publicação: ChicoMuseu.com

Reações: 
Share This

3 comentários:

  1. Somos construtores da história. Pe.Ladislau esta na história de Esperantina com um construtor da vida daqueles que não tinham nada. Devemos reconhecer sua atuação em nossa Paróquia.

    ResponderExcluir
  2. antes de mais nada um homem que lutou e cotinua lutando pelo direitos dos oprimidos e vida digna no estado do piaui, como esperantinese só tenho que mim orguhar de feito parte de sua catequese

    ResponderExcluir
  3. Padre Ladislau faz parte do DNA de Esperantina. Sem esse homem de Deus a nossa cidade estaria muito longe do que é hoje. Ele é tão Esperantinense e até mais do que muitos que aí naeceram. Em defesa do povo, ele perdia o medo e arrisacava a própria vida, enfrentava os poderosos apenas com a coragem, mas acima de tudo, com fé em Deus e em dias melhores paea cada um de nós. Há 22 anos moro fora de Esperantina, mas o orgulho deste homem vai aonde quer que eu vá.
    Deus te abencoe e te guie sempre Pe Ladislau João da Silva.

    ResponderExcluir