terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dom Alfredo Schaffler participa do Lançamento da 5a. Semana Social no Piaui

Dom_Alfredo2No dia 12 de dezembro, aconteceu no Centro Pastoral Paulo VI, Teresina-PI, o lançamento da 5ª Semana Social Brasileira do regional Nordeste IV, que abrange o estado do Piaui, contando com a participação de dom Alfredo Schaffler e de representantes das pastorais sociais e movimento social.

Após a celebração de abertura dom Alfredo, presidente do regional, Dom Plinio Luz, bispo referencial das pastorais sociais e Irmã Cirlene Sasso, coordenadora do Fórum Regional das Pastorais Sociais no regional, proferiram palavras de abertura ressaltando a importância Semana Social para o Estado do Piaui.

Em seguida foi apresentado um painel, coordenado pelo secretário executivo do regional, padre Luis Eduardo Bastos, voltado para a reflexão sobre a temática da 5ª Semana Social. Padre Ari Antônio dos Reis, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz falou sobre a metodologia da semana social e do tema proposto para a reflexão: "Estado para que e para quem? Participação da sociedade na democratização do Estado Brasileiro".

A professora Maria Sueli Rodrigues de Souza, docente da Universidade Federal do Piauí, falou sobre o impacto das ações governamentais – grandes projetos - na vida da população do Piauí, especialmente os povos quilombolas, indígenas e agricultores familiares o que exigirá mobilização da população.

A professora da Universidade Estadual do Piauí, Lucineide Barros refletiu sobre a relação do Estado e sociedade e como esta relação interfere na vida da sociedade. Sugeriu que durante a semana social se estude as origens do Estado compreendendo também a sua configuração atual. Lembrou que é necessário pensar um novo Estado, a partir da efetiva participação popular através do reforço do trabalho de base, articulação das lutas e dos lutadores, promover o dissenso sobre os falsos consensos semeados pelo governo. Após as exposições aconteceu o diálogo entre os expositores e a assembléia.


Reações: 
Share This

0 comentários: