domingo, 10 de abril de 2011

Semana Santa, palavra do pároco

o Senhor ressuscitou, venceu a morte e nos libertou”
Meus irmãos e irmãs assim inicia um dos nossos canticos de páscoa. E é com essa alegria que convido a todos os paroquianos e visistantes que fizeram o intinerario quaresmal a vivenciarmos com piedade e conversão Cristã a Semana Santa com todas as suas atividades e exercicios religiosos principalmente o Triduo Pascal que é o ponto culminante, não se trata de um tríduo preparatório para a festa da Páscoa, mas são três dias de Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Tem início na celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, na missa vespertina, terminando com o domingo de Páscoa.

Na Quinta-feira Santa comemoramos a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio Cristão, prefigurando o evento novo da Páscoa cristã que haveria de se realizar dois dias depois.

Na Sexta-feira Santa a Igreja não celebra a Eucaristia. Recorda a Morte de Cristo por uma celebração da Palavra de Deus, constando de leituras bíblicas, de preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental.

A noite do Sábado Santo é a "mãe de todas as vigílias", a celebração central de nossa fé, nela a Igreja espera, velando, a ressurreição de Cristo, e a celebra nos sacramentos.

A liturgia da Noite Pascal tem as seguintes partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Façamos deste tempo um tempo de graça e paz interior para continuarmos a luta em defesa da vida, das pessoas e do planeta com todas as criaturas que nele vivem. Acompanhe a nossa programaçõ pelo radio ou pelos avisos nas celebrações e reuniões que fizermos em nossos Bairros e Setores...
Fique atento e muito obrigado. Feliz pascoa para todos!


Pe. Hernesto Pereira de Oliveira
Paroco


Reações: 
Share This

0 comentários: