sexta-feira, 16 de julho de 2010

Histórico da pastoral da criança em Esperantina

A pastoral da criança, foi fundada no Brasil em 1983, trabalha com a fé e com a vida, no contexto familiar e da comunidade, como nos ensina o Guia do Líder Comunitário, sabendo da importância do desenvolvimento integral da criança em todas as fases da vida, com ações Básicas de saúde, nutrição, educação, cidadania e controle social. Com a missão de promover o desenvolvimento das crianças e, em função delas, de suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, religião, sexo ou nacionalidade, tornou-se um exemplo para o mundo.

Assim também acontece em Esperantina, deste a sua fundação em 1987, aos cuidados de Maria de Lourdes & Irmã Zélia, com o apoio e reforço do grupo de Batalha. Em 1993, ouve um grande e considerável fracasso, durante cinco anos, ninguém sabia de fato o que havia acontecido. Quando em 1998 sob os cuidados de Maria dos Aflitos e o apoio de Cleane, Antonia, Selene e Conceição, após um treinamento em Parnaíba a Pastoral da Criança renasceu.

No ano de 1999, as atividades continuaram em expansão, surgiram novos lideres e reiniciou-se um trabalho de fé e capacitação, em 2003 elegeu-se uma nova coordenadora, Maria José Borges Nunes, realizando um bom trabalho de ampliação. Em 2005, a coordenação fica sob a responsabilidade de Francisca Ferreira de Araujo, que permanece até hoje, realizando em excelente trabalho de acompanhamento, de ampliação, desenvolvimento e inclusão social. A pastoral vem crescendo muito em relação as suas ações e atividades como: capacitações, comunidade implantadas, novos lideres voluntários, mutirões comunitários e crianças acompanhadas, pois no que se refere a comunidades acompanhadas, tínhamos em 2005 sete (7), 2006 treze, 2007 vinte e três (23), 2008 trinta e duas (32), 2009 trinta e oito (38) e em 2010 quarenta e cinco (45).

Comunidades que são companhadas hoje no município de Esperantina:

Alame
Amargosa
Angelim
Bairro Centro
Bairro Chapadinha Norte
Bairro Chapadinha Sul
Bairro Cruzeiro
Bairro Fazendinha
Bairro Pedreira
Bairro Rural
Barro
Batista de Amorim
Boi Velho
Bomfim
Buriti dos Britos
Cajueiro
Canto
Canto da Velha
Capim grosso
Capitação de Campos
Chapada da Limpeza
Cocal das Montanhas
Curralinho
Fortaleza III
Furna da Onça
Ingazeira
Km sete
Lagoa do Tabuleiro
Lagoa dos Macacos
Lagoa Seca
Limpeza
Mangueira
Matadouro
Mocos
Morada Nova
Mundo Novo
Nossa Senhora de Fátima
Nova Conquista
Novo Milênio
Olho D’água dos negros
Palestina
Santa Luzia
Seriema
Vila Bom Jesus
Vila Pilões 
Fonte: Francisca Ferreira de Araújo 
Coordenação da Pastoral da Criança

Reações: 
Share This

0 comentários: