sábado, 19 de dezembro de 2009

Mensagem do Seminarista Igor aos Esperantinenses

“Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria”

Nos católicos celebramos e rememoramos a encarnação do Filho de Deus que desce do céu e vem ao encontro do homem decaído, devido o pecado original de Adão e Eva. Por isto, somos felizes por esta maravilhosa obra do Pai para conosco. Pois não celebramos uma memória passada, mas atual, vivida em nossa realidade e principalmente em nossas vidas de cristãos católicos praticantes.

O verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliar-nos com Deus. “Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu filho como vitima de expiação por nossos pecados” (1 João 4,10). “O Pai enviou seu Filho como salvador do mundo” (1 João, 4,14). “Este apareceu para tirar os pecados”. (1 João 3,5).



Retornando a expressão de São João (“O verbo se fez carne” João 1, 14), a Igreja denomina “Encarnação o fato de o Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação. Em um hino atestado por São Paulo, a Igreja canta o mistério da Encarnação. 

Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus. Ele tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a sim mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz (Fl. 2, 5 – 8).

A fé na Encarnação verdadeira do Filho de Deus é o sinal distintivo da fé cristã: “Nisto reconheceis o Espírito de Deus. Todo Espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus (1 João 4,2). Está é a alegre convicção da Igreja deste o seu começo, quando canta “O grande mistério da piedade”, ele foi manifestado na carne (1 Tm 3,16)

Desejo a todos os esperantinenses que Jesus toque o coração de cada um para que sejam um discípulo e discípula D’Ele.
Igor de Sousa Silva
Seminarista
Diocese de Parnaíba
Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança

Reações: 
Share This

0 comentários: