quinta-feira, 12 de março de 2009

Os tipos de conflito

56. Os principais tipos de conflito são:
• Conflitos pessoais – são aqueles que surgem no interior das pessoas, a partir das diferenças encontradas dentro de si. Embora se trate de uma realidade subjetiva do ser humano, esse 32 tipo de conflito pode ter sérias conseqüências para a sociedade no que diz respeito à violência e à insegurança, principalmente quando se tornam casos de anomalias e patologias do comportamento humano, gerando neuroses e psicoses.
Os elementos utilizados pela pessoa para a fuga dos conflitos também podem ter conseqüências para a sociedade, como a busca do prazer com desvios no comportamento sexual, o alcoolismo e o uso de entorpecentes;
• Conflitos familiares – o relacionamento familiar é sempre muito próximo, o que evidencia as diferenças e suas conseqüências, facilitando o surgimento de conflitos por cansaço, imposição de pontos de vista, falta de diálogo e intolerância;

• Conflitos sociais – geralmente causados por intolerância e incapacidade de diálogo, dizem respeito a diferenças econômicas, políticas, culturais e religiosas que, por sua evolução, ferem valores e lesam direitos.
57. Esses conflitos podem se transformar em ações violentas, quando houver a ‘utilização intencional de força ou poder físico, por ameaça ou de fato, contra si mesmo, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade que resulta em ou tem alta probabilidade de resultar em ferimentos, morte, dano psicológico, mau desenvolvimento ou privação’, podendo se manifestar também em agressões sexuais.
Fonte: Texto base da CF 2009 (pag. 31 e 32)

Reações: 
Share This

0 comentários: