sábado, 28 de fevereiro de 2009

CF E QUARESMA, O QUE É?

CF quer dizer Campanha da Fraternidade, campanha todos nos sabemos explicar o que é! E fraternidade quer dizer ao pé da letra irmandade, ser irmão (fraterno). Então a Campanha da Fraternidade que tem o seu ponto alto no tempo da quaresma, nada mais do que um apelo para que sejamos mais irmãos, mais solidários, mais parecidos com filhos de Deus.
Quaresma, vem de quarenta, quarenta foram os dias de jejum e oração de Jesus no deserto (Mt 4,1 – 10; Lc 4, 1 – 13), quarenta foram os anos do povo de Deus vagando pelo deserto entre o Egito e a Terra Prometida como narra o livro do Êxodo, quarenta foram os dias que Moises comparou para receber as tabuas da Lei (decálogo), quarenta dias passou Noé esperando o dilúvio passar, quarenta dias Elias caminhou pelo deserto até chegar ao Horeb, o monte do Senhor (1 Rs, 19). É nesse contexto de quarenta que a Igreja convida aos seus fiéis para viver a conversão que o Evangelho de Jesus Cristo propõe abandonar a injustiça, praticar a caridade, viver a Fraternidade.
Em cada ano já há mais de quatro décadas a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos no Brasil) vem convidando, os fiéis e a sociedade como um todo a refletir um tema e lema que preocupa e tem influencia sobre a sociedade e sobre as famílias, as pessoas, provoca e convida os mais diversos setores da sociedade civil organizada, governos e outras igrejas para ações concretas que possam solucionar e prevenir, males que possam advir sobre as pessoas que são imagem e semelhança do Criador.
Somos convidados nesse tempo a exercícios espirituais como orações mais intensas, jejuns e outras obras de caridade, gestos concretos, partilhas dos bens como assumir de verdade a nossa conversão pessoal. Assim estamos nos preparando para vivenciar o ministério central da Fé que é a paixão, morte e ressurreição de Jesus que celebramos durante o Triduo Pascal que vai da missa do Lava Pés na quinta-feira santa, o sábado santo que é dia de profundo silencio e prorrompemos na glória Pascal pela alegria da ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na noite de sábado para domingo de PÁSCOA.
Venha participar todas as sexta-feira da celebração Penitencial na igreja matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança às 19:00h.
Texto de: Pe. Hernesto Pereira de Oliveira

Reações: 
Share This

Um comentário:

  1. Muito boa a reflexão e que a mesma traga mais amor e conversão nos corações de nosso povo.

    ResponderExcluir